Balanço 2025: Prefeitura entrega cerca de 1 km de pontes provisórias durante cheia do Rio Amazonas

Como parte das ações de enfrentamento à cheia do Rio Amazonas, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou a construção de cerca de 1 km de pontes provisórias de madeira, garantindo o acesso de moradores e a circulação segura em áreas afetadas tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
A iniciativa faz parte das ações emergenciais adotadas pela Prefeitura durante o período de cheia, com o objetivo de garantir o ir e vir da população em segurança. As pontes permitem que moradores continuem acessando serviços essenciais, como escolas, postos de saúde, igrejas e seus locais de trabalho, reduzindo riscos de acidentes, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Os serviços foram executados entre abril e maio de 2025 e contemplaram os bairros Jauari e Jardim Amanda, no perímetro urbano, além da Vila de Novo Remanso e da comunidade Boa Esperança, localizada no Igarapé Igaupaua, na área rural.
“A principal colaboração da Secretaria de Infraestrutura no perímetro urbano é a construção de pontes provisórias para dar acessibilidade às pessoas nessas localidades atingidas pela cheia. Essa é a contribuição maior da Prefeitura de Itacoatiara, e neste ano, ampliamos esse atendimento também para a área rural, como na Vila de Novo Remanso”, pontua o secretário de Infraestrutura, Nonato Belo.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara
O trabalho de construção das pontes contou com o empenho das equipes da Secretaria de Infraestrutura. Segundo Arialdo Gaia, supervisor de carpintaria, a equipe atua com agilidade e preparo diante da elevação do nível do rio.
“A carpintaria tem uma estrutura preparada para atender às demandas do povo de Itacoatiara. Trabalhamos tanto com pontes provisórias quanto permanentes, e durante o Tempo da Cheia, nossa equipe está pronta para agir conforme a necessidade, com materiais e profissionais qualificados. A Prefeitura já se organiza a cada ano para estar equipada, com pessoal treinado para atender com rapidez, porque quando a água sobe, é preciso agir imediatamente”, destaca Gaia.
Veja os locais atendidos e o total de metros de pontes construídas:
Zona Urbana:
150 metros
Rua Adamadto Figueido com Rua Aquilino Barros – Bairro Jauari
Concluído em 02/05/2025
110 metros
Rua Vitória – Bairro Jardim Amanda
Concluído em 13/05/2025
40 metros
Rua Dom Jorge Marskell – Bairro Jardim Amanda
Concluído em 13/05/2025
70 metros
Rua Adamadto Figueido com Rua Manaus – Bairro Jauari
Concluído em 14/04/2025
50 metros
Rua Aquilino – Bairro Jauari 1º
Concluído em 15/04/2025
220 metros
Rua Luzando de Melo – Bairro Jauari
Concluído em 19/04/2025
100 metros
Rua Waldemar Pedrosa – Bairro Jauari
Concluído em 26/04/2025
Zona Rural:
70 metros
Comunidade Boa Esperança – Igarapé Igaupaua
Concluído em 21/04/2025
150 metros
Rua José com Rua Canaã – Centro da Vila de Novo Remanso
Concluído em 29/04/2025
Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Ao todo, foram nove frentes de trabalho que resultaram na entrega de 960 metros de passarelas de madeira, garantindo dignidade e segurança à população afetada pelas cheias em 2025. A Prefeitura de Itacoatiara segue comprometida em garantir segurança e dignidade à população em períodos críticos como o das cheias.