O Itacoatiara FC recebe o Manauara, neste sábado, às 15h30, no Floro de Mendonça, para a partida que definirá qual dos dois times vai para a semifinal do Barezão Sicredi 2026, neste 1⁰ turno. Para se classificar, o Robô precisará vencer o Tigre, que, por sua vez, precisa apenas de um empate.
O destino das duas equipes foi definido nos minutos finais da última partida da fase classificatória: foi graças a um gol de falta de Felipinho, aos 44 minutos do segundo tempo, que o Itacoatiara saltou da última para a segunda colocação do grupo A do Amazonense, à frente do Manauara e do Parintins, classificando-se para o play-off, com a vantagem do jogo em casa e do empate.
Além do gol no fim da partida no Floro de Mendonça, o Manauara levou um gol do Tufão, já no final da partida que acontecia simultaneamente no estádio da Colina. O empate em 2 a 2 deixou o Robô na 3ª colocação. Agora os dois irão medir forças, frente a frente, na Velha Serpa.
TIGRE CHEGA COMO AZARÃO
Apesar de chegar ao play-off com a vantagem, o Itacoatiara é considerado o azarão, nesta decisão de vaga para a semifinal, já que o Manauara EC entrou no Amazonense com um time com mais recursos financeiros e formado com 32 jogadores, quase todos vindos de outros estados, sob o comando de Renato César, para posteriormente disputar as competições nacionais da Série D e Copa do Brasil.
Enquanto isso, o Itacoatiara, comandado pelo experiente Carlos Tozzi, traz elenco enxuto, com somente 18 jogadores.
Mas, para o defensor do Itacoatiara, Lucas Mancuso, o fato de o Manauara ser um time estruturado com mais recursos não é algo determinante:
“A gente tem plena noção de que os investimentos deles são muito maiores, mas eu creio que o que vai (vencer) ali é o que mais se doa, mais se empenha, e a gente vai com os melhores pensamentos possíveis; estamos trabalhando para neutralizar os pontos fortes deles e buscar a nossa classificação para a próxima fase”, ressalta.
Vale lembrar que, além da determinação, o Tigre ainda contará com o fator casa. Nesta edição do Campeonato Amazonense, o time venceu as duas partidas que fez em seus domínios: 2 a 0 contra o São Raimundo e 1 a 0 contra o Manaus.
MANAUARA BUSCA MOSTRAR A QUE VEIO
A campanha do Manauara EC não começou como o esperado: foi apenas uma vitória, na primeira rodada, e dois empates e uma derrota, até aqui.
Há três jogos sem vencer, o Manauara tenta reagir e transformar boas atuações em resultados
O treinador do Manauara, Renato César, disse que a equipe tem consciência de que se colocou nessa situação de desvantagem para o mata-mata:
“Eu acho que em 90% do primeiro turno a equipe teve uma performance boa, mas não teve resultado, então isso é o que é mais preocupante”, disse o treinador.
Para a equipe, então, agora é hora de reverter a situação:
“Acho que a equipe realmente precisa melhorar, precisa mudar alguns comportamentos, ter algo a mais para a gente buscar essa classificação”, acrescenta o técnico.
Além disso, o treinador também fez questão de falar que não quer desculpas ou reclamações, e sim resultado positivo em campo.
“Não vai ser viagem, não vai ser adversidade nenhuma que a gente pode reclamar; a gente tem que ir lá e buscar o resultado, esse é o nosso objetivo, nosso foco é buscar a classificação, então a gente não tem que olhar as adversidades; o mais importante agora é focar no jogo, olhar tudo que foi de errado para trás e buscar a classificação”.













